
O Município de Vespasiano tem a história de seu desenvolvimento fortemente ligada ao crescimento da Capital Mineira.
Duas vertentes contam a história do surgimento do arraial que mais tarde daria origem à cidade de Vespasiano.
A primeira é fundamentada pela pesquisa realizada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais que aponta a chegada dos primeiros habitantes, por volta de 1738, quando foi instalada a 1ª Cia de Ordenança de Minas Gerais. E logo após, em 1745, chegaram os primeiros mineradores em busca das riquezas da região.
A segunda conta que D. Marianna Joaquina da Costa, nascida em Santa Quitéria, hoje Esmeraldas, casou-se com Joaquim da Fonseca Ferreira, que era filho de antigos mineradores da Fazenda da Carreira Comprida, situada em Santa Luzia. A área onde hoje se ergue a região central de Vespasiano era de propriedade do casal que fixou residência na localidade em 1853. Através do incentivo de D. Marianna a região começou a crescer. Eles doaram os terrenos para a construção da igreja e do cemitério além de terem cedido pequenas áreas para as pessoas que pretendiam fixar residência e comércio ao pequeno arraial.
O arraial crescia a cada dia com a chegada de várias famílias e de imigrantes portugueses, italianos, espanhóis e sírios.
Surge então o Arraial do Capão, nome dado ao vilarejo por ter originado da Fazenda do Capão de propriedade do casal Joaquim e Marianna. A partir daí outras fazendas foram implantadas: Maçaricos, Angicos, Barreiro e Varginha, onde eram cultivados cana-de-açúcar, milho, feijão e além da criação de gado. Mais tarde foi iniciada a fabricação de cal.
Aliada à construção da futura capital de Minas, pode-se destacar a grande importância da inauguração da Estrada de Ferro Central do Brasil como fator preponderante no desenvolvimento econômico e populacional do arraial, que a partir deste fato passou a se chamar Vespasiano, em homenagem ao engenheiro Coronel Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva, responsável pala construção da ferrovia.
Em 18 de dezembro de 1915, Vespasiano tornou-se distrito de Santa Luzia e em 27 de dezembro de 1948 conquistou sua emancipação político-administrativa
MORRO ALTO
Bairro Morro Alto, localizado na cidade de Vespasiano - MG, bairro que faz divisa com Belo Horizonte-MG, fundado em 1979 hoje é o bairro que tem o melhor comercio e o maior numero de habitantes 25 mil contendo no entanto 30% porcento da população da cidade, região conhecida como mais perigosa (para os que nunca visitaram). A região vem crescendo muito durante anos com implantação de pequenas e medias empresas o bairro hoje é cogitado pois poderá ser o distrito da cidade assim como Venda Nova é de BH e São Benedito é de Santa Luzia.