
O Município de Vespasiano tem a história de seu desenvolvimento fortemente ligada ao crescimento da Capital Mineira.
Duas vertentes contam a história do surgimento do arraial que mais tarde daria origem à cidade de Vespasiano.
A primeira é fundamentada pela pesquisa realizada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais que aponta a chegada dos primeiros habitantes, por volta de 1738, quando foi instalada a 1ª Cia de Ordenança de Minas Gerais. E logo após, em 1745, chegaram os primeiros mineradores em busca das riquezas da região.
A segunda conta que D. Marianna Joaquina da Costa, nascida em Santa Quitéria, hoje Esmeraldas, casou-se com Joaquim da Fonseca Ferreira, que era filho de antigos mineradores da Fazenda da Carreira Comprida, situada em Santa Luzia. A área onde hoje se ergue a região central de Vespasiano era de propriedade do casal que fixou residência na localidade em 1853. Através do incentivo de D. Marianna a região começou a crescer. Eles doaram os terrenos para a construção da igreja e do cemitério além de terem cedido pequenas áreas para as pessoas que pretendiam fixar residência e comércio ao pequeno arraial.
O arraial crescia a cada dia com a chegada de várias famílias e de imigrantes portugueses, italianos, espanhóis e sírios.
Surge então o Arraial do Capão, nome dado ao vilarejo por ter originado da Fazenda do Capão de propriedade do casal Joaquim e Marianna. A partir daí outras fazendas foram implantadas: Maçaricos, Angicos, Barreiro e Varginha, onde eram cultivados cana-de-açúcar, milho, feijão e além da criação de gado. Mais tarde foi iniciada a fabricação de cal.
Aliada à construção da futura capital de Minas, pode-se destacar a grande importância da inauguração da Estrada de Ferro Central do Brasil como fator preponderante no desenvolvimento econômico e populacional do arraial, que a partir deste fato passou a se chamar Vespasiano, em homenagem ao engenheiro Coronel Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva, responsável pala construção da ferrovia.
Em 18 de dezembro de 1915, Vespasiano tornou-se distrito de Santa Luzia e em 27 de dezembro de 1948 conquistou sua emancipação político-administrativa
MORRO ALTO
Bairro Morro Alto, localizado na cidade de Vespasiano - MG, bairro que faz divisa com Belo Horizonte-MG, fundado em 1979 hoje é o bairro que tem o melhor comercio e o maior numero de habitantes 25 mil contendo no entanto 30% porcento da população da cidade, região conhecida como mais perigosa (para os que nunca visitaram). A região vem crescendo muito durante anos com implantação de pequenas e medias empresas o bairro hoje é cogitado pois poderá ser o distrito da cidade assim como Venda Nova é de BH e São Benedito é de Santa Luzia.
20 comentários:
Adoro Morro Alto.
Beijos e Abraços pra todos da rua "A".
Amo nem se ganhasse um milhao sairia de la bjo pra todos ki gostam de mim...Paulinha filha do Denis
BELLHAL
EU DINO MORADOR DO BAIRRO MORRO ALTO. GOSTO DE MORAR AQUI E UM LUGAR BOM NAÕ E TAM RUIM A BAIRRO PIORES. MINHA VIZINHA MUDOU PARA UM BAIRRO DE LAGOA SANTA NAÕ FICOU 6 MESES E VOLTOU DIZENDO QUE O BAIRRO TEM DE TUDO ,AQUI TEM FERA,FARMACIAS ,POSTO MEDICO,VARIAS LINHAS DE ONIBUS E ESCOLAS. PARA ONDE ELA FOI ELA AREPENDEU E ESTA DE VOLTA
o morro alto pra mim e o melho bairro
que ta tendo eu não troco ele por nada nesse mundo!!!
plinio da rua n morrro alto eo melhor bairro que tem em bh aqui vc pode sai e deixa sua casa toda aberta que inguem emtra .aqui pode chuver o tento que for que na alaga nada fica tudo otimo para min po melhor bairro que tem para mora em vistas dos outros!!!!em beija para todos que saiu que voltar
eu moro no Nova Pampulha e adimito que um lugar muito bom de morar
eu moro no Nova Pampulha e adimito que um lugar muito bom de morar
eu moro no Nova Pampulha e adimito que um lugar muito bom de morar
Eu amo morrar no morro alto é o melhor lugar do mundo!!!
Ass:Daiana
Um baijão pra todos do curumim...
esse lugar é du caralho bom demais
bairro onde eu ando tranguilo e conheço muitas pessoas boas ..morro alto um abraço a todos
maravilha de bairro
Meu nome é Wanderley, sou ex-morador do morro alto. morava na rua N, lá em cima talves 327. Tenho saudades de todo o tempo que passei ai na minha adolecencia. fui um dos primeiros membros da Igreja do Evangelho Quadrangular aí. Dias atrás quando vi as obras na margem da repressa do jokei me emocionei muito, iamos escondido dos pais nadar nesta represa e hoje ela é cede do governo de minas.Tenho certeza que ainda tenho amigos aí que lembram de mim. um abraço a todos,ao Ramon a Cirléia, Leusismar a todos.
Estou a procura de Dorinha. Nome completo: Maria Auxiliadora M. Torres. Ela morava na rua N n° 24. Perdi contato com ela. Gostaria muito de reve-la agora que estou morando no Brasil novamente. Meu nome é Jo, tel.: (12) 3413-0459. Me liga Dorinha, saudade também da Tania. Beijos, Jo.
dshfsh
O tempo vai passando e cada dia o nosso bairro vai ficando melhor de se morar. PAZ para todos do bairro Ass:D: DINO
Morro alto foi inaugurado em 1983,
Fiz todo meu estudo lá pois fui com 9 anos e só sai formado o segundo grau, fico triste em ver a história se perdendo,. Saudades de todos que participaram da minha infância e juventude. Valeu galera !!!
Boa tarde!!! Gostaria de saber quem foram as pessoas que deram nomes as ruas do bairro?
Pesquisa para trabalho escolar
Minha vó Ana ajudou fundar a igreja na Av principal do bairro...
Postar um comentário